A história que retrata essa grande façanha, hoje, denominada de “OURINHOS HIPERMERCADO”, teve a sua origem em uma história permeada de coragem e determinação, cujo o principal responsável deixou através de suas atitudes que o trabalho, a vontade de progredir e sobretudo a honestidade, são os requisitos essenciais para atingir um objetivo com sucesso. Essa pessoa que foi muito querida e especial deixou muitas recordações e saudades entre aqueles que tiveram a oportunidade e o prazer de conviver com ele.

JOSÉ DE GOUVEIA é o idealizador dessa história responsável pelo sucesso, nasceu em Portugal no dia 04 de março de 1.918, filho de Manoel Gouveia e Augusta de Jesus de origem simples e humilde, Aos 11 anos de idade chegou ao Brasil, com seus pais e dois irmãos.

O destino foi Martinópolis, onde a família dedicou-se à lavoura, Porém, JOSÉ DE GOUVEIA, ao completar 18 anos de idade decidiu-se arriscar por outros caminhos e tornou-se caixeiro viajante, onde comercializou vários produtos como: peixes, espelhos, tecidos etc, jornada esta  muito difícil, pois demandava longos trajetos para percorrer sítios e vilas, foi uma fase muito árdua, porque muitas vezes era obrigado a pernoitar ao relento.

​Durante 08 anos essa foi sua dura rotina de trabalho, no entanto não se intimidou e em 1.943 , adquiriu um ponto comercial fixo, num vilarejo chamado de Vila Martins, localizado a 8,3km de Martinópolis. Neste estabelecimento comercializou desde gêneros alimentícios a produtos de armarinhos.

Nessa fase, conheceu Maria Benta Gouveia, com quem se casou aos 26 anos de idade. Dessa união nasceram 06 filhos, Maria Benta Gouveia foi uma esposa dedicada, companheira e fiel. O espirito empreendedor de JOSÉ DE GOUVEIA não parou e em 1.950, adquiriu um sitio e o nomeou, de “OURINHOS” onde iniciou a criação de gado e o cultivo de feijão. Porém a sua personalidade arrojada, o dirigiu para novos investimentos. Desta vez, na grande capital, São Paulo, precisamente na Av. Coronel Sezefredo Fagundes, Jardim Tremembé. Após adquirir o terreno inaugurou em 1.966 um comércio denominado “Empório Secos e Molhados José de Gouveia, que a partir de 1.974 a razão social passou a ser Supermercado Ourinhos. JOSÉ DE GOUVEIA, mais uma vez, mostrou-se capaz e versátil ao administrar dois empreendimentos paralelamente.

Apesar da falta de oportunidade nos estudos, das dificuldades que a vida apresentava, JOSÉ DE GOUVEIA, sem dúvida, mostrou que a determinação coragem, honestidade e amor fizeram parte dessa sua trajetória para atingir os seus objetivos com sucesso e com toda certeza alcançou, além do sucesso, o respeito e admiração daqueles que o conheceram.
JOSÉ DE GOUVEIA, faleceu em 1.993, porém a sua história é um exemplo e continuará viva.
Hoje, em 2017, a historia se repete, a frente dos negócios estão seus sucessores, com o mesmo espirito de coragem, luta e determinação e de maneira arrojada, ampliam o Ourinhos.

​O supermercado Ourinhos passa, então a ser denominado de “OURINHOS HIPERMERCADO”. O sucesso do Ourinhos Hipermercado, sem dúvida, vem reforçar que determinação, garra, honestidade e  amor são essenciais para se atingir um objetivo.

​Somado a esse sucesso de seu idealizador, não podemos deixar de citar a importância de seus clientes, colaboradores, familiares, fornecedores e sobretudo DEUS.